Home NOTÍCIAS Arquivo de Notícias SENAI apresenta variedade de serviços para a indústria na XIII FIPA

SENAI apresenta variedade de serviços para a indústria na XIII FIPA

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

SENAI FIPA 2017Soluções tecnológicas para a indústria, informações sobre cursos, educação à distância, palestras, demonstração de equipamentos, laboratórios e unidades móveis foram algumas das atrações que o SENAI levou este ano para a programação da XIII Feira da Indústria do Pará (FIPA), que ocorreu de 03 a 06 de maio.

O principal objetivo do SENAI na Feira deste ano foi divulgar os serviços e soluções tecnológicas disponíveis para auxiliar indústrias de qualquer segmento na operação, manutenção e reparação segura de suas máquinas. Um dos serviços de destaque demonstrado pelo SENAI no estande da FIPA foi a manutenção preditiva. Com equipamentos de ponta e profissionais capacitados, o SENAI leva para empresas um serviço de diagnóstico do funcionamento do maquinário industrial, antecipando a necessidade de serviços de manutenção e aumentando o aproveitamento da vida útil dos equipamentos e a confiabilidade do desempenho e planejando previamente interrupções de fabricação para evitar prejuízos.

Outro destaque demonstrado pelo SENAI na Feira foi a área de Metalmecânica, com equipamentos capazes de produzir, em pouco tempo e com precisão, peças necessárias para a manutenção de equipamentos de qualquer área da indústria. Ainda na parte de soluções tecnológicas, o estande contou com a demonstração de equipamentos para controle e automação de processos industriais. Os equipamentos são usados nas aulas práticas do curso técnico de Automação Industrial em unidades do SENAI instaladas em vários municípios do Pará.

Os serviços do Laboratório de Cerâmica (Lacer) do SENAI em São Miguel do Guamá também foram demonstrados na FIPA. O Lacer realiza consultoria, controle de qualidade e certificação da matéria-prima e do produto final da indústria cerâmica, de acordo com a demanda das empresas.

Andressa Belo é estudante do 6º semestre de Engenharia de Controle e Automação em uma faculdade particular de Belém. Ela visitou o estande do SENAI na FIPA por conta dos equipamentos de automação industrial e aprovou o espaço. “Eu vi os equipamentos nas bancadas, como alguns deles fazem parte da minha área de atuação profissional, fiquei interessada e entrei para olhar. Eu achei ótimo. Os expositores foram muito gentis e eu vi que são pessoas realmente capacitadas que fazem parte do SENAI. Eles tiraram todas as minhas dúvidas e explicaram muito bem como os equipamentos e as soluções tecnológicas que eles estão demonstrando aqui na Feira funcionam”, relata a estudante.

Além das soluções tecnológicas, o SENAI também apresentou na FIPA serviços mais conhecidos do público, como o portfólio de cursos presenciais e a distância, o programa Brasil Mais Produtivo e os cadernos de tendências do projeto Inova Moda. O público também teve a oportunidade de conhecer o Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI) e as unidades móveis de Construção Civil e Panificação. O SENAI também realizou um ciclo de 23 palestras nas mais diversas áreas de conhecimento que abrangem o mundo da indústria.

O diretor de serviço tecnológico do SENAI Pará, Luiz Pinto, relata que a vasta participação da instituição na Feira reflete o rico portfólio do SENAI que está à disposição não apenas da indústria, mas de toda a comunidade. “Por meio da rica programação que nós trouxemos este ano, acredito que conseguimos mostrar todos os serviços que o Senai coloca à disposição das empresas. Saímos da Feira com um sentimento de surpresa mútua: as empresas se surpreenderam com a nossa variedade e nós nos surpreendemos com o tamanho da demanda da indústria por serviços que nós podemos oferecer. Para o visitante, foi um despertar também. Muitas vezes a comunidade enxerga o Senai como algo que não faz parte do mundo dela, como um lugar onde só estuda quem tem dinheiro ou que só é acessível para quem está nas grandes indústrias. Durante a Feira, mostramos que as nossas escolas conseguem atender a diversos públicos por meio de facilidades de pagamento e da gratuidade regimental”, pontua.

O diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos, destacou a importância da participação da organização na Feira da Indústria. Para ele, o espaço é estratégico para estreitar o relacionamento entre o SENAI e as empresas, especialmente as indústrias. “A presença do Senai na feira é importante não só para nós, mas para todas as empresas que estão aqui mostrando seus produtos. Noventa por cento das empresas que estão na feira são da indústria e o Senai tem a obrigação de prestar serviços para esse segmento. Na FIPA, temos a oportunidade de mostrar serviços que muitas empresas ainda não conhecem, é uma vitrine fantástica”, avalia.

 
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

Banner Eletrônico Transparência do SENAI

 

senai_processo_seletivo_resultadofinal_menor

banner site-redes

 

profissao inclusao final 27 03 1

 

 

Videos

- Senai e o Pronatec

VideoSenaiPronatec

- Olimpíada do Conhecimento 

img_video

- Mini Aula: Afiação de brocas 

 

inova-senai

Publicidade

Nossosparceiros



senai_mercado-2



Últimas Notícias

Mais Acessados