Home NOTÍCIAS Arquivo de Notícias Alunos do SENAI Pará participarão da maior competição de educação profissional das Américas

Alunos do SENAI Pará participarão da maior competição de educação profissional das Américas

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

OC BR

Uma super competição com os melhores alunos da educação profissional do Brasil. Assim será a Olimpíada do Conhecimento 2016, entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília. Durante quatro dias, 1.200 estudantes vão passar por provas que exigem toda técnica que aprenderam em sala de aula. Participam alunos de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF), do Serviço Social da Indústria (SESI) e de escolas públicas.

 Será a 9ª edição do evento, que retorna à capital federal depois da estreia há exatos 15 anos. Além do ginásio Nilson Nelson, localizado na região central de Brasília, a OC2016 ocupará uma área de 50 mil metros quadrados construída no estacionamento do ginásio, próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha.. O público visitante esperado é de mais de 100 mil pessoas.

Para a principal disputa da Olimpíada - o desafio por equipes - os estudantes de diferentes áreas de formação técnica formaram times e apresentaram projetos para a competição. De mais de 150 formulados, 42 foram classificados. Agora, os alunos serão desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio lógico com bastante agilidade. A maior competição de educação profissional das Américas grandes desafios para as equipes em set áreas: Construção e Edificações; Tecnologias da Informação e Comunicação; Engenharias Agrícola e Pecuária; Moda e Criatividade, Tecnologia e Manufatura e Engenharias, Transporte e Logística e Serviços. Paralelamente a esses sete desafios por equipe, os estudantes serão avaliados individualmente. Cada um terá de resolver problemas específicos da sua área de formação. A prova pode levar de uma a duas horas.

Novidade
Durante a Olimpíada do Conhecimento, também serão realizadas avaliações práticas com estudantes para avaliar a qualidade da educação em cinco cursos técnicos e três de qualificação ofertados pelo SENAI: técnico em segurança do trabalho, técnico em edificações, técnico em mecânica, técnico em logística, técnico em eletrotécnica, padeiro, costureiro e operador de computador. Foram selecionados estudantes dos dez estados mais bem avaliados em cada curso no teste online do Sistema de Avaliação da Educação Profissional.

O intuito desse sistema é analisar as capacidades dos alunos formados pelo SENAI e, a partir daí, implementar medidas para melhorar a gestão e o trabalho pedagógico da instituição em todo o país. Desde 2010, é realizado o teste online e, neste ano, pela primeira vez, o SENAI irá avaliar as capacidades técnicas dos estudantes na Olimpíada.

Ao todo, participarão da avaliação prática 180 estudantes em fase de conclusão de curso. Dentre eles, estão sete alunos do SENAI Pará: três do curso técnico em Logística, da unidade de Barcarena; três do curso técnico em Mecânica, da unidade de Parauapebas; e um da ocupação padeiro para Pessoa com Deficiência (PcD), do SENAI Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CEDAM). 

A avaliação terá duração de seis horas e será realizada individualmente. As notas dessas avaliações serão consideradas para pontuação do estado no ranking da Olimpíada do Conhecimento. Para ganhar medalha de ouro, esses estudantes deverão ter desempenho superior a 75% dos pontos.

 

 
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

Banner Eletrônico Transparência do SENAI

 

senai_processo_seletivo_resultadofinal_menor

banner site-redes

 

profissao inclusao4

 

 

Videos

- Senai e o Pronatec

VideoSenaiPronatec

- Olimpíada do Conhecimento 

img_video

- Mini Aula: Afiação de brocas 

 

inova-senai

Publicidade

Nossosparceiros



senai_mercado-2



Últimas Notícias

Mais Acessados