Home NOTÍCIAS Arquivo de Notícias Programa Senai de Ações Inclusivas –PSAI capacita jovens em Bragança

Programa Senai de Ações Inclusivas –PSAI capacita jovens em Bragança

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

aes_inclusivas_1

Um curso realizado pelo Senai no Centro de Educação Profissional-CEP, de Bragança, capacitou quatro alunos com necessidades especiais em Noções de informática.

O curso aconteceu de 3 a 17 de outubro, com duração de 40 horas/aulas e foi especialmente realizado para os alunos com deficiência visual a partir do Programa Senai de Ações Inclusivas-PSAI. “Essa foi a turma piloto. Nossa meta é  realizar novas turmas em 2012 e  atender, pelo menos, mais 20 matriculas. A tendência é que a oferta aumente  a cada ano”, explicou João Rui Teixeira, diretor do CEP Bragança.

O curso capacitou gratuitamente o aluno para utilizar recursos de informática básica no sistema especial de comunicação para portadores de deficiência visual, chamado DOSVOX, que permite a leitura por padrão de voz próprio do que o que está sendo digitado no teclado do computador. O objetivo principal desse curso é a inclusão de PNEs Visuais ao mundo da tecnologia da informação tornando-os mais independentes no uso da informática e suas tecnologias.

 aes-inclusivas-2

Para o aluno Flávio Miranda, 29 anos, o Senai deu a ele uma oportunidade única no município. “O curso foi muito bom. O Senai abraçou a nossa causa e abriu as portas para nós. Hoje, com o curso DOSVOX eu consigo acessar a Bíblia e alguns outros sites específicos disponíveis na internet, a partir desse programa”, comemora.

Para o diretor João Rui, o curso piloto tornou possível analisar a capacidade de atendimento do PSAI e repensar uma nova visão de mundo sobre as Pessoas com Necessidades Especiais. “As limitações de fator não existem se conseguirmos olhar pelo ponto de vista delas. Com este trabalho melhoramos nossa proposta e ampliamos o atendimento, gerando novas oportunidades e expandindo os cursos, não somente para deficientes visuais, mas para outras necessidades especiais, também”.

Com relação aos indicadores de desempenho dos alunos, João afirmou que nas competências básicas, específicas e de gestão todos obtiveram aproveitamento excelente em termos de frequência, interesse e aprendizado. “Os alunos mostraram-se entusiasmados com a iniciativa e pretendem fazer outros cursos na área de Tecnologia da Informação no SENAI”, destacou.

 
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

Banner Eletrônico Transparência do SENAI 

senai_processo_seletivo_resultadofinal_menor

banner site-redes

 

Banner SENAI EaD

Videos

- Senai e o Pronatec

VideoSenaiPronatec

- Olimpíada do Conhecimento 

img_video

- Mini Aula: Afiação de brocas 

 

inova-senai


Últimas Notícias

Mais Acessados